top of page

O CUBO

A instalação "O Cubo" foi construida para ser exibida na abertura da mostra plástica de pinturas "Traço e Mancha" do artista plástico Adão Mestriner, com a apresentação performática "Cama de Traços, Forma de Manchas" do Arte Coletiva Corpus em 06 de junho de 2013 no Centro Cultural da cidade de Mogi Mirim/SP. Após a mostra, a obra foi classificada para o Mapa Cultural Paulista - edição 2013/2014. Sua concepção, projeto e coordenação do trabalho leva a assinatura de Leonardo Alberto Garcia Nunes, a construção da peça e a performance que a apresentou ao público pelo Arte Coletiva Corpus representado pelos artistas: Daniela Sugiyama, Jeferson Carlos Bordignon, Leonardo Alberto Garcia e Tamires Biazotto.  
A Construção

​​
Feito de madeira de eucalípto, arame, tecidos, cordas e gazes, na construção da obra "O Cubo" realizaram-se diferentes etapas. Primeiro consistiu na retirada da madeira e sua preparação para o trabalho (cortes irregulares e encapamento com linhas orgânicas em arame), depois a estruturação dos lados criando a base tridimenssional onde, por fim, foram depositadas as diferentes tramas que reconstruíram os elementos da natureza de onde procedia a matéria prima (teias de aranhas, folhas, cipós etc). 

 

* * *

 

Dentro do cubo foi construída uma cama de gato com fios feitos de dois diferentes tipos de gazes e por fim, foram colocadas as máscaras feitas de gaze gessada.

A Performance

 

A primeira exibição da obra ao público deu-se na abertura da exposição de pinturas do artista plástico Adão Mestriner. A exposição "Traço e Mancha" trazia à tona o tema da descostrução da forma e representava isso por meio da desconstrução do rosto. Da abstração total que o artista em questão levantava sua ação e sua exploração técnica veio a inspiração para que Leo Garcia Nunes fizesse o caminho contrário e resolvesse devolver a forma e aprisioná-la em sua estrutura. Considerando "O Cubo" com suas tramas e linhas, uma prisão academicista, o artista promoveu uma performance da qual ele também fez parte e que apresentava o cubo em um primeiro momento num ritual de ovação e reverência e em um segundo momento a forma frenética e insandecida em que as pesonagens (duas gêmeas da antiguidade, um sadú e um carrasco) aprisionavam a forma ​​por meio da colocação das máscaras dentro da peça.

 

 

Mapa Cultural Paulista

​​

"O Cubo" foi uma peça pensada e executada pelo artista plástico Leo Garcia Nunes em conjunto com alguns membros convidados de outros trabalhos do Projeto Arte Coletiva Corpus que aconteciam na mesma época. Os convidados participaram da construção da tramas que envolveram a peça, bem como dos fios que foram transformados na enorme cama de gato de seu interior e da construção das máscaras de gaze gessada que foram colocadas na peça na durante a performance que o apresentou ao público pela primeira vez.

 

* * *

 

Inscrito no Mapa Cultural Paulista 2013 / 2014 na modalidade Artes Plásticas, "O Cubo" concorre atualmente na fase Regional após ter sido classificado como representante da cidade de Mogi Mirim.

bottom of page